10°C 21°C
Chapecó, SC
Publicidade

238 especialistas em IA de 15 estados disputam vaga de diretor no Governo do Paraná

Candidatos participam do processo seletivo para coordenar a agenda de inovação tecnológica do Paraná, impulsionando a modernização dos serviços pú...

09/07/2024 às 16h24
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: SEI-PR
Foto: SEI-PR

A vaga para Diretor de Transformação Digital com foco em Inteligência Artificial (IA) , aberta pelo Governo do Paraná, por meio Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), recebeu 238 inscrições de candidatos de 15 estados brasileiros.

Continua após a publicidade
Anúncio

Anunciado no final de junho, o processo seletivo permitiu que profissionais de todo o Brasil se candidatassem para coordenar a agenda de inovação tecnológica do Estado, impulsionando a modernização dos serviços públicos por meio do uso estratégico de tecnologias emergentes, com foco em inteligência artificial, cibersegurança e governança digital. A chamada foi encerrada no último domingo, 7 de julho.

O secretário estadual da Inovação, Alex Canziani, explica que o objetivo da chamada é encontrar especialistas na área de transformação digital para auxiliar nos projetos de modernização da gestão pública voltados à população. “Em 10 dias desde o anúncio da vaga, 238 talentos do Brasil se inscreveram, representando mais de 15 estados interessados em disputar essa posição no Paraná”, disse Canziane. “Essa é uma ação inédita no governo estadual, principalmente na busca de um profissional focado na questão da inteligência artificial. Queremos transformar o Paraná num estado referência em inteligência artificial no país”, afirma.

Continua após a publicidade
Anúncio

Dos inscritos, 136 são provenientes do Paraná, representando mais da metade das candidaturas à vaga (57,14%). O segundo estado com mais inscritos é São Paulo, com 50 candidados, seguido por Minas Gerais com 6, Rio Grande do Sul e Santa Catarina com 5 cada e o Distrito Federal, Rio de Janeiro e Ceará com 3 cada. Também se candidataram especialistas em inovação de Goiás, Amazonas, Rondônia, Alagoas, Pará, Pernambuco e Mato Grosso. Dentre as faixas etárias com maior abrangência estão os candidatos entre 31 e 40 anos, com 82 inscritos, e entre 41 e 50 anos, com 90 inscritos.

Para se candidatar à vaga, os candidatos precisavam ter graduação em Tecnologia da Informação, Engenharia, Administração Pública ou áreas correlatas, além de pós-graduação ou mestrado em Transformação Digital, Inteligência Artificial ou Gestão Pública. Em termos de qualificação acadêmica, 105 dos inscritos possuem pós-graduação, 47 possuem mestrado e 24 possuem doutorado.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com a etapa de cadastro concluída, o próximo passo será o mapeamento de comportamento dos inscritos, para que sejam escolhidos os candidatos para as entrevistas. Antes da contratação, o profissional será avaliado por uma banca composta por membros do governo estadual, representantes do setor privado e especialistas de recursos humanos, a serem definidos.

Como Assaí, no interior do Paraná, virou referência global de inovação

DIRETRIZES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL -O novo diretor irá trabalhar de acordo com as Diretrizes para Adoção da Inteligência Artificial na Administração Pública Estadual. Trata-se de um documento que delineia as iniciativas e ações já empreendidas pelo governo para aproveitar todo o potencial da IA na melhoria dos serviços públicos, na eficiência da gestão e no desenvolvimento socioeconômico do Paraná, e também aponta caminhos para o futuro.

O plano inclui questões como ética, transparência e regulação e propõe diretrizes para o uso responsável da IA, em conformidade com princípios éticos e a legislação vigente, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ele também prevê uma série de medidas para capacitação do corpo técnico, modernização da infraestrutura, estabelecimento de parcerias estratégicas com o setor privado e universidades e promoção do ecossistema de inovação no Estado.

Nesta semana, o Governo do Estado instituiu uma governança relacionada à adoção da Inteligência Artificial, com participação de diversos órgãos estaduais.

SEI -A Pasta é responsável por formular e implementar políticas de inovação e transformação digital, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento econômico do Estado. Entre suas atribuições estão a coordenação de sistemas de informação em inovação, a simplificação de processos administrativos, a promoção de uma gestão pública eficiente e a integração de órgãos e entidades do setor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias